Desembargadora Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA
Foco da nova presidente é em obras e Justiça 4.0

A desembargadora Ivana Mércia Nilo de Magaldi tomou posse como a nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA), em uma cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (5), em Salvador. A nova Mesa Diretora, eleita em setembro, comandará a Corte no biênio 2025-2027.
A solenidade aconteceu no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), no Stiep, e marcou a ascensão de Ivana Mércia ao ápice de sua carreira, um momento que ela classificou como a “realização de um sonho e de um ideal”.
Nova gestão
Além de Ivana Mércia na presidência, a nova administração do TRT-BA é composta pelos seguintes desembargadores:
– Suzana Maria Inácio Gomes (Vice-Presidente)
– Marcos Oliveira Gurgel (Corregedor Regional)
– Eloína Maria Barbosa Machado (Corregedora Regional Adjunta)
Entre as principais metas da gestão, estão a consolidação da instalação do Fórum Trabalhista 2 de Julho, com a finalização do auditório do Pleno e a adaptação das unidades, além da viabilização da construção dos fóruns nas cidades de Itaberaba e Euclides da Cunha, no interior do estado.
No aspecto jurisdicional, a nova diretoria focará no fortalecimento dos Núcleos de Justiça 4.0, inclusive na segunda instância, para dar conta da crescente demanda processual. Projetos voltados para a execução trabalhista e a distribuição equitativa da força de trabalho na primeira instância também estão na pauta.
Em relação ao legado, o ex-presidente do TRT-BA, Jéferson Muricy, lembrou a nova sede reformada e inaugurada, classificada por ele como a maior realização de sua gestão por unificar os serviços da Justiça do Trabalho.
O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, marcou presença e ressaltou a importância do TRT-BA na preservação dos direitos sociais e o setor produtivo. Vasconcelos expressou “expectativa muito positiva” com a chegada da nova presidente, destacando sua preparação e a certeza de que o Tribunal continuará a ter uma missão relevante, ajudando inclusive na distribuição de renda.
A gestão de Ivana Mércia também tem planos para a inclusão social, com a implementação de projetos de estímulo à aprendizagem, com ênfase em iniciativas direcionadas à neurodiversidade.
No ambiente interno do Tribunal, a prioridade será a valorização de servidores e magistrados, com foco na saúde, bem-estar e na melhoria do clima organizacional.
Mais notícias
-
Justiça06h49 de 21/11/2025
Jorge Messias se pronuncia sobre nomeação ao STF e faz promessa
-
Justiça10h21 de 20/11/2025
Justiça Federal mantém prisão do presidente do Banco Master
-
Justiça17h55 de 19/11/2025
Operadora telefônica vira alvo do MP-BA por cobranças indevidas
-
Justiça12h13 de 19/11/2025
Desembargador José Rotondano é eleito novo presidente do TJ-BA
-
Justiça16h23 de 18/11/2025
Defesa de Robinho pede ao STF que crime deixe de ser hediondo; entenda
-
Justiça11h19 de 17/11/2025
Morre ex-presidente do TJ-BA, Gesivaldo Britto, ao 78 anos
-
Justiça12h40 de 15/11/2025
Ex-ministro Silvio Almeida é indiciado pela PF por importunação sexual
-
Justiça18h43 de 13/11/2025
PMs são condenados por roubo contra torcedores do Vitória
-
Justiça12h46 de 12/11/2025
MPF abre inquérito para apurar não pagamento do piso dos professores em Salvador
-
Justiça20h20 de 11/11/2025
CNJ cobra Sesab para instalar cartórios em maternidades do interior da Bahia










