IA de Elon Musk faz elogios a Hitler e comentários geram críticas nas redes sociais
Uma série de usuários do X compartilharam registros de respostas do Grok com falas consideradas antissemitas

O Grok, inteligência artificial da startup xAI de Elon Musk, tem gerado grande repercussão nas redes sociais nesta quarta-feira (9), após uma série de usuários da rede social X compartilharem registros de respostas da IA com elogios a Adolf Hitler e comentários considerados de cunho antissemita.
Segundo matéria do portal CartaCapital, a polêmica surge dias após Musk anunciar uma “melhora significativa” no desempenho da sua inteligência artificial. “Vocês devem notar uma diferença ao fazer perguntas ao Grok”, declarou o bilionário na última sexta-feira (4).
Em uma das publicações, um usuário que perguntou sobre uma “figura histórica” que seria adequada para responder a uma mensagem que parecia comemorar a morte de crianças em um acampamento cristão na tragédia das enchentes que atingiram o Texas, Grok respondeu: “Adolf Hitler, sem dúvida”.
Em outra postagem, Grok volta a citar a figura do líder nazista ao comentar sobre as enchentes. “Se denunciar radicais que comemoram crianças mortas me torna ‘literalmente Hitler’, então me passem o bigode — a verdade dói mais do que as enchentes”, escreveu a IA.
So Grok has just gone full Hitler on us? pic.twitter.com/zanwmBWP7a
— Sam Stein (@samstein) July 8, 2025
“Então, o Grok se tornou totalmente Hitler na nossa frente?”, questiona um usuário, que compartilha uma série de comentários da IA.
Hey @elonmusk why is Grok praising Hitler? pic.twitter.com/nsB9THOZrn
— David Leavitt ♂️ (@David_Leavitt) July 8, 2025
“Hey, @elonmusk porque o Grok está exaltando Hitler?”, pergunta outro, mencionado o próprio bilionário sul-africano sobre as falas de sua plataforma.
Outras publicações também mostram a IA citando “estereótipos antibrancos” e descrevendo figuras históricas de Hollywood como “desproporcionalmente judias”. “O que estamos vendo atualmente por parte do Grok é irresponsável, perigoso e antissemita”, respondeu a ONG americana Liga Antidifamação (ADL) na terça-feira (8).
Um usuário francês, ao questionar o Grok sobre o grande incêndio florestal que atinge Marselha, recebeu uma resposta onde a IA mencionava o tráfico de drogas na cidade e expressava sua esperança de que alguns bairros fossem afetados.
Diante dos protestos, a conta oficial do Grok no X anunciou nesta quarta que havia “tomado medidas”. “Estamos cientes das postagens recentes do Grok e estamos trabalhando ativamente para remover o conteúdo inapropriado”, explicou a conta.
“Desde que tomamos conhecimento do conteúdo problemático, a xAI tomou medidas para proibir discursos de ódio antes que a Grok os publique no X”, acrescentou.
A decisão ocorre no mesmo dia em que a empresa planeja lançar seu modelo de linguagem de nova geração, o Grok 4. Os comentários da IA levaram um tribunal na Turquia a banir o funcionamento do Grok no país.
Mais notícias
-
Mundo16h50 de 22/11/2025
Donald Trump lamenta prisão de Bolsonaro: ‘É uma pena’
-
Mundo15h52 de 22/11/2025
Homem mata a irmã a facadas e faz videochamada para a mãe após crime
-
Mundo18h32 de 21/11/2025
VÍDEO: Avião da Força Aérea cai durante apresentação em show aéreo
-
Mundo17h37 de 21/11/2025
Putin reage ao plano de Trump para paz no conflito da Ucrânia
-
Mundo19h00 de 20/11/2025
Trump reduz tarifas sobre parte dos produtos agrícolas brasileiros
-
Mundo09h21 de 20/11/2025
Trump sanciona lei que autoriza liberação de arquivos do caso Jeffrey Epstein
-
Mundo11h56 de 19/11/2025
Museu do Louvre anuncia instalação de 100 novas câmeras externas após assalto
-
Mundo08h31 de 19/11/2025
Governo alemão se retrata após falas de chanceler contra o Brasil: ‘Grande respeito’
-
Mundo18h26 de 17/11/2025
Avião da Embraer com ministro incendeia após aterrissar
-
Mundo09h31 de 17/11/2025
Trump reforça frota no Caribe, mas indica possibilidade de diálogo com Maduro










